Header Ads

Obras de saneamento na região da Itupararanga represa vão até 2014.

As obras de saneamento nos municípios de Ibiúna, Vargem Grande Paulista e Caucaia do Alto - distrito de Cotia, que formam o entorno da represa de Itupararanga vão até 2014, quando deverão estar concluídas. O anúncio foi feito nesta quarta-feira (11) pela presidente da Sabesp e representante da Secretaria de Estado de Saneamento e Recursos Hídricos (SSRH), Dilma Pena, ao prefeito de Sorocaba e presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Sorocaba e Médio Tietê (CBH-SMT), Vitor Lippi. O encontro aconteceu em São Paulo, movido pela preocupação das entidades com a qualidade da água da represa.

Depois de concluídas, as obras, no valor de R$ 50 milhões, deverão ampliar para 100% o tratamento de esgoto desses municípios. "Essa é uma das nossas prioridades. O comitê está trabalhando há seis anos nessas questões e várias ações já estão em andamento. Isso foi muito oportuno para podermos acompanhar o cronogramas das obras e esses elevados investimentos do Estado para a recuperação do nosso manancial", destacou Lippi.

Outra razão para a queda na qualidade da água da represa é o uso indiscriminado de defensivos agrícolas, uma vez que os municípios da região são os responsáveis por grande parte da produção de hortaliças. Para Lippi, o CBH-SMT trabalhará de forma integrada com a Sabesp e as secretarias estaduais de Saneamento e Recursos Hídricos e de Agricultura e Abastecimento para encontrar, junto aos sindicatos e pequenos produtores rurais da região, alternativas para um manejo sustentável e responsável dos defensivos agrícolas.

Também participaram do encontro a secretária do Meio Ambiente de Sorocaba, Jussara de Lima Carvalho, e integrantes da diretoria do CBH-SMT.

*Da redação
Tecnologia do Blogger.