Milhares de romeiros participaram da 72ª Romaria de Caucaia à Pirapora!

Há exatos 72 anos, movidos pela fé e pela tradição, romeiros se reúnem na Praça da Matriz, em Caucaia do Alto, para participar da Romaria de Caucaia à Pirapora do Bom Jesus.

Fundada por famílias tradicionais do distrito de Caucaia do Alto, quatro romeiros fizeram o percurso pela primeira vez montados à cavalo. Com o passar dos anos, outros grupos se uniram aos fundadores e, atualmente oito segmentos compõem o movimento de fé, percorrido por 70 km.

Este ano, mais de 250 pedestres saíram de Caucaia do Alto, após a celebração da missa com o Pároco Everaldo e Bispo Dom Ercílio Turco.

Durante a madrugada e todo o decorrer do sábado (21/4), os demais segmentos se concentram em frente à Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição, onde recebem as bênçãos e saem em direção à Pirapora do Bom Jesus.

Todos os segmentos fazem uma parada na cidade de Araçariguama, e depois se preparam para a chegada em Pirapora do Bom Jesus, onde são aguardados pelas autoridades religiosas, e autoridades dos municípios de Cotia e da cidade anfitriã.

A Prefeitura de Cotia dá pleno suporte aos romeiros e organizadores com caminhões, água, frutas, ambulâncias, bem como, apoio dos setores de Trânsito, Eventos e Segurança.

Comerciantes e voluntários de modo geral, unem - se aos organizadores e acompanham os romeiros dando também suporte técnico, veterinário, entre outros.

No passar da noite de sábado (22/04), na cidade de Pirapora, romeiros e equipes responsáveis pela organização reúnem - se para dar início ao trajeto de volta, logo nas primeiras horas da manhã. Durante o percurso do retorno, todos os setores de apoio e estrutura acompanham os romeiros, além das paradas para distribuição de água, frutas e apoio técnico.

Em Caucaia do Alto, a população aguarda na avenida principal a passagem da procissão com os andores, e na sequência os segmentos da romaria.

De acordo com dados parciais, participaram da romaria aproximadamente 250 pedestres, 3.000 ciclistas, 1.500 cavaleiros, 350 máquinas agrícolas, 100 jeeps, 168 gaiolas, 2.500 motociclistas, além dos ônibus.

Milhares de romeiros percorrem o trajeto da avenida principal, sob o olhar atento de moradores e familiares, que se reúnem ao lado da rua para prestigiar e aplaudir cada romeiro pelo exemplo de fé e tradição.

O coordenador de cada segmento entrega sua bandeira em frente à Praça da Matriz, às autoridades religiosas onde recebem a benção final.

Após a chegada da romaria, houve um grande show com a dupla Rio Negro e Solimões, na Praça dos Romeiros.



*todas as fotos da chegada da romaria você confere aqui:
Clique aqui!
Postagem Anterior Próxima Postagem