Semana da Saúde orienta aproximadamente 600 crianças sobre obesidade infantil!

Durante esta semana, de 05 a 09 de março, profissionais da saúde e da educação visitaram cinco escolas da rede municipal de ensino, desenvolvendo o programa Saúde na Escola, lançado pelo Ministério da Saúde. O programa nacional tem como objetivo orientar alunos e pais sobre os riscos da obesidade infantil, crianças e adolescentes.

O programa Saúde na Escola será desenvolvido em parceria com a Secretaria da Saúde e Educação. Nesta sexta-feira ( 09/03) a Secretaria da Educação e o Secretário da Saúde Moisés Cabrera acompanharam uma das ações realizada na escola Francisco Ferreira, localizada no Bairro Mirizola e falaram muito entusiasmados sobre o programa.

A secretária de Educação, Olga Ferreira de Moraes destacou a importância da parceria e da atenção com a obesidade infantil nas escolas. “Essa parceria, entre Saúde e Educação é o pontapé inicial para alertar as crianças e pais sobre o número crescente de crianças acima do peso. A Secretaria de Educação já realiza com as nutricionistas um acompanhamento nas escolas, não só com os alunos, mas também com a merenda escolar. Cada dia é servido um alimento diferente, com legumes, verduras e frutas. Temos nos preocupado muito com uma alimentação saudável e elaboração dos cardápios e o retorno tem sido muito positivo”.

"Esse programa é muito importante para a comunidade escolar. Palestras de educação alimentar é essencial para prevenir doenças. Esse programa vai continuar em parceria com a Secretaria da Educação visando orientar ainda mais crianças e jovens.", conta o Secretário da Saúde Moisés Cabrera.

De acordo com a coordenadora da Saúde da Criança Dra Liamara, “Em Cotia, neste primeiro momento optamos por desenvolver o programa apenas com as crianças com idade entre 6 a 7 anos. No decorrer do ano, nossa meta é atender todos os alunos da rede municipal”, afirmou.

O programa contempla alunos, pais e professores. Além da avaliação antropométrica, todos os envolvidos participarão de palestras e ações de conscientização, orientação e educação alimentar. Anualmente haverá um tema norteador para o programa, neste ano o enfoque está na obesidade.

Segundo a Pesquisa de Orçamento Familiar (POF), realizada entre 2008/2009 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), uma em cada três crianças com idade entre 5 e 9 anos estão com peso acima do recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pelo Ministério da Saúde.

O lançamento da Semana de Mobilização Saúde na Escola aconteceu, em Caucaia do Alto, na segunda-feira (05/03), na Escola Municipal Andressa Soares Gomes, no bairro da Água Espraiada. Durante a ação, agentes de saúde acompanhados da equipe médica realizaram a avaliação dos alunos, por meio do peso e medida para chegar ao Índice de Massa Corpórea (IMC).

Dentro do protocolo do Programa da Saúde, caso alguma criança apresente excesso de peso, deverá ser encaminhado para sua Unidade Básica de Saúde de Referência para acompanhamento.

O Programa Saúde na Escola passou ainda pelas escolas municipais: Gaspar de Godoi Moreira, E. M Jornalista Maria do Carmo Almeida, E.M Prof. Roberto Jorge Haddock Lobo Neto e E.M Francisco Ferreira. ‘

Totalizando o número de alunos das cinco unidades, aproximadamente seiscentas crianças participaram da 1ª edição da Semana da Saúde na Escola.
Postagem Anterior Próxima Postagem