Saúde & Ação mobiliza mais de 300 pessoas no Bairro Capelinha!

A comunidade do Bairro da Capelinha, região de Caucaia do Alto, recebeu nos dias 3 e 4 de março, os serviços da mobilização de saúde com o tema: Saúde & Ação. Aproximadamente 300 pessoas compareceram a E.M “José Manoel de Oliveira”, onde a ação foi realizada com acesso aos serviços de saúde. No sábado (3/4), os moradores puderam aferir a pressão, conferir a dosagem de glicemia do sangue, fazer o cadastro do SUS, castrar e microchipar os animais.

Muitas pessoas utilizaram os serviços, apenas dois moradores apresentaram Pressão Arterial com alteração e foram devidamente atendidos.
Ana de Alcântara conferiu a Pressão Arterial, e diante do resultado de que estava com a pressão em dia, declarou: “Glória a Deus, é bom de mais ter saúde”.

O momento também é propício para proliferação do mosquito da dengue e enfermidades como leptospirose. Pensando nisso, uma equipe do departamento de Zoonoses orientou a população sobre as formas de prevenir e combater a dengue e leptospirose.

Casal Viviane e Josinaldo
Para castrar os animais (cães e gatos), os interessados participaram da inscrição prévia realizada na própria unidade escolar. Durante o agendamento, os proprietários foram informados sobre os cuidados no que se refere aos procedimentos pré e pós-operatório.

Durante o sábado e domingo, houve grande movimentação de cães e gatos pelo local. Mais de 100 animais foram castrados durante os dois dias da ação. Os moradores acompanharam de perto toda a preparação, e aguardaram ansiosos pela liberação dos animais de estimação.

Após a castração, os proprietários receberam o medicamento, e foram novamente orientados sobre os cuidados para uma plena recuperação do pós- operatório.
"A presença das pessoas no evento mostra que é realmente importante para a população a realização do programa Ação e Saúde. Fico muito feliz que os moradores do bairro da Capelinha estejam participando e aprovando esse projeto. Desde ontem tivemos muitas pessoas aqui para aferir a pressão, conferir dosagem de glicemia no sangue, se cadastrar para fazer o cartão SUS e também castrar seus animais. Todos os serviços prestados previnem a saúde da população. E a castração é uma das formas de reduzir o índice de abandono e maus tratos dos animais”, explica o Secretário de Saúde, Moisés Cabrera.

Aproximadamente 25 profissionais participaram da ação. Além da equipe da Secretaria da Saúde, profissionais da Escola José Manoel de Oliveira deram todo o suporte necessário para a realização do evento. De acordo com a diretora da unidade Ana Tereza, “o trabalho realizado foi muito organizado, a equipe está de parabéns e a população agradece por este benefício trazido a comunidade”.
Saúde & Ação já esteve no Bairro Evaristo (Caucaia do Alto), no KM 21 (atendendo moradores dos bairros- Santa Ângela, Santa Maria e Santa Isabel).
Procedimento cirúrgico

Moradores afirmam que iniciativa pode evitar o sofrimento dos animais em situação de abandono nas ruas
Para a moradora Léia Dias, que teve 3 cachorros castrados a iniciativa “é muito boa porque evita o sofrimento de muitos animais. Os três cachorros que tenho, estavam na rua abandonados e agora possuem um lar”, disse.

Paulo Ramos Monteiro, morador do bairro dos Neves, trouxe dois animais para castração. “Fui comunicado através da direção da escola onde meus filhos estudam e aproveitei esta oportunidade porque achei excelente. É uma forma de reduzir a criação descontrolada para não haver tanto abandono nas ruas”, disse Paulo.

Patrícia Kolodin, consultora ótica participou em outras edições desta mobilização, aprovou e decidiu retornar. “Realmente o trabalho é maravilhoso. Já havia participado o ano passado na Escola Maisa Aparecida Ribeiro com três fêmeas, e hoje estou aqui com mais duas cachorras”.

secretário da saúde durante Saúde & Ação
Regiane de Moraes utilizou todos os serviços, aferiu sua pressão, fez o teste de glicemia e castrou seus animais. Para Regiane “o serviço realizado foi ótimo, além de ser um benefício muito grande para a comunidade. Infelizmente há muitos cães abandonados. Se todas as pessoas se preocupassem, haveria menos sofrimento. Minha sugestão é que este tipo de serviço continue no próximo ano, para que outras pessoas tenham oportunidade de aproveitar este beneficio, disse.

O casal Viviane Rodrigues e Josinaldo Rodrigues, levou a pequena “Luna” para passar pela castração e destacaram “que é muito importante contar com este tipo de trabalho porque a população muitas vezes não tem controle da procriação dos animais e abandonam os filhotes na rua”, afirmou Josinaldo e Viviane, ainda parabenizaram a equipe e ressaltaram que foram muito bem orientados pelos profissionais.
Postagem Anterior Próxima Postagem