Música nas escolas: Professores Coordenadores são capacitados para Educação Musical!

Da Redação do Cotia e Cia


A música desperta emoções, sentimentos, desenvolve o raciocínio, a criatividade, expressão corporal e outros dons e aptidões da criança. Com o intuito de contribuir para o ensino musical nas escolas, a Secretaria de Educação adquiriu o kit da Palavra Cantada e juntamente com a Editora Melhoramentos promoveu no dia (29/2), o Programa Formativo Brincadeiras Musicais da Palavra Cantada.

Os Professores Coordenadores das escolas de ensino fundamental e escolas como Jardim I e II e Mais Educação que receberam os kits, atuarão como multiplicadores das brincadeiras musicais com os alunos. “O Livro das Brincadeiras Musicais vai atrair as crianças para o mundo da música. O kit conta com brincadeiras infantis tradicionais, que já são musicais, e também manifestações da cultura popular brasileira. A música está ligada á expressão corporal”, falou a secretária de Educação, Olga Ferreira de Moraes.

A Editora Melhoramentos disponibilizou uma profissional que proporcionou aos professores coordenadores e equipe pedagógica, uma experiência lúdica e uma aproximação da linguagem musical. “Através dessa preparação, eles estarão mais seguros para realizar as brincadeiras com os alunos, e a utilizar o material em toda sua riqueza e autonomia”, explicou a diretora do Departamento Pedagógico, Sônia Soares.
O encontro destacou alguns conceitos e propriedades musicais como duração, intensidade, timbre, pulso, ritmo, melodia, entre outros.

Os professores coordenadores, supervisão e equipe pedagógica vão acompanhar a inserção dos conteúdos no cotidiano escolar, e atuação dos professores nas salas de aula.
A música foi inserida no currículo escolar através da Lei nº 11.769/2008, que torna obrigatório o ensino da música na Educação Básica.
Postagem Anterior Próxima Postagem