Imagem do século 17 é furtada de capela em São Roque!

Uma imagem de Nossa Senhora do Carmo foi furtada de uma capela da comunidade Quilombola em São Roque, a cerca de 60 km de São Paulo, na noite dessa terça-feira, 13. A estátua foi fabricada no século 17. A capela fica no bairro do Carmo, em rua que tem o mesmo nome da santa.
De acordo com a Polícia Militar, ainda não há suspeitos e não se sabe como a imagem foi furtada. No entanto a janela da capela foi encontrada aberta e a porta dos fundos tinha a fechadura estourada. O furto foi descoberto na manhã desta quarta-feira, quando o local começou a receber fiéis.

A antropóloga e pesquisadora da Universidade de São Paulo (USP), Rebeca Campos, trabalha na comunidade e foi uma das responsáveis por denunciar o furto, caracterizado como crime federal por se tratar de um patrimônio histórico cultural tombado. Em contato com o Terra, Rebeca explicou a importância que a santa tem para a comunidade.

"Além do valor histórico, remete à memória local e à origem da comunidade. É como se fosse a mãe, a base e a estrutura de tudo", afirmou a antropóloga, que trabalha há 5 anos na comunidade.
Rebeca acredita que o crime não tenha sido praticado por um colecionador e nem mesmo por um "ladrão comum". "Eles não descartaram essas possibilidades, mas se outras obras dentro da comunidade fossem roubadas poderia ter sido um colecionador. E se o cofre fosse roubado poderia ser um ladrão comum, mas o cofre estava intacto", disse.

Há anos, a comunidade Quilombola era proprietária de muitas terras na região de São Roque, mas com o passar do tempo foi perdendo essas posses por diversos motivos. Porém, atualmente, reivindica na Justiça esses bens e, segundo a pesquisadora da USP, tem grandes chances de retomar boa parte deles.
"É um momento complicado porque o furto é indicativo de algo que esteja além da própria imagem. Acredito que tenha sido um aviso por conta dessa reivindicação de terras", disse Rebeca.
Ainda tentando ajudar nas investigações, a antropóloga afirmou que seria impossível apenas uma pessoa furtar a imagem, já que a santa pesa cerca de 30 kg e mede 60 cm.


*Da redação com Terra
Postagem Anterior Próxima Postagem