Dia da água: Tem Água aí?... Até quando?

Você já se deu conta de quanta água precisa no seu dia?! Basta um minuto de seu tempo, para perceber que durante 24 horas, sete dias por semana, ela está presente em sua vida! Na verdade, se observarmos agora, nesse momento, tudo que você vê, em algum momento do processo de produção precisou de água.
Se não, vejamos: Você tem ideia de quanta água é necessário para se produzir um quilo de carne de boi? 17.000 litros. Isso mesmo! Não é erro de digitação, não! Desde o nascimento durante toda sua vida, pasto, ração, frigorífico etc... até chegar em sua mesa são precisos Dezessete MIL Litros de água para se produzir um único kilo de carne bovina. Achou muito?! E um ovo de galinha, da granja? ... 3.000 litros em média, Um único quilo de arroz, 5.000 litros. E não sou eu quem garante, mas sim a FAO (Food and Agriculture Organization of the United Nation - órgão da ONU, especializado em cuidar da agricultura e oferta de alimentos no mundo). Olhando por essa ótica, começamos a entender a preocupação dos especialistas em afirmarem que hoje mais de um bilhão de pessoas no planeta já sofre com o problema da escassez da água.

Em 2025 seremos 2 Bilhões e em 2050 a metade da população da terra. Hoje, neste momento, 2,5 bilhões de pessoas não possuem acesso a saneamento básico (distribuição de água + coleta de esgotos). Mais de cinco mil crianças morrem por dia vítimas de doenças transmitidas por meio de veiculação hídrica.
Nosso planeta possui mais de dois terços de água, sendo 97% água do mar e apenas 3% água doce. Dois dos 3% estão nas geleiras dos polos e somente menos de 1% se encontra disponível para consumo.

Nessa minúscula quantidade, podemos ainda dividir seus usos como 70% consumidos na agricultura, 25% na indústria e 5% em média como consumo humano. Apenas cinco por cento, mas onde encontramos, proporcionalmente, o maior desperdício.
Podemos utilizar água do mar, sim. Alguns países já o fazem (Israel possui tecnologia de ponta) Mas ainda é um processo muito caro além de trazer um outro problema; como dispor do resíduo gerado no processo...
Para os mais vividos, lembro a música da copa do mundo de 1970: ... “noventas milhões em ação, pra frente Brasil, salve a seleção...” então; éramos noventa agora somos 190 milhões de habitantes... Mas a água disponível é exatamente a mesma! Ou seja; a população cresce e a disponibilidade na maioria dos casos, diminui.
Daí o grande trabalho a ser feito, para que as gerações futuras possam não sofrer tanto quanto já sofremos, ou ainda pior, serem castigadas pela escassez.
É preciso entender tudo que representa, a importância da água em nossas vidas. Vai além de suprir nossa necessidade básica. Ela está ligada diretamente a todos os processos de produção, em todo o caminho evolutivo da raça humana, em diversos cultos e religião, nas artes... enfim, em nossas vidas por inteiro.
É preciso ter em mente, o cuidado, a atenção ao consumir este bem tão precioso e necessário a existência e manutenção da vida. Usar com responsabilidade, sabedoria e parcimônia. Praticar o Uso Racional em todas as suas variações.
Pare um instante, e pense em quanto você desperdiça de água no seu dia a dia... o quanto poderia economizar. Avalie seus usos, pia, chuveiro, mangueira de borracha que é um dos maiores vilões do desperdício.

Acessando o site da Sabesp (WWW.sabesp.com.br) você encontra diversas dicas de economia, conhece vários programas que foram implantados visando o uso racional e controle de perdas.
Cuidar de nossas águas, é cuidar de nossas vidas e das futuras gerações! Filhos, netos, filhos dos nossos netos. Entender que não estamos a margem do processo e sim totalmente mergulhados nos prazeres e dissabores das ações que nos levarão a dias melhores ou de degradação total. É preciso lembrar que nosso planeta é um ser vivo, e como tal, todos os habitantes desse organismo estão interligados, no mesmo pulso, juntos... Todos Juntos, Somos UM! –
22 de março – Dia Mundial da Água! ...Mas pode comemorar todo dia!!
Wilson Santana - Jornalista e Educador Ambiental
Postagem Anterior Próxima Postagem