Alagamentos em Caucaia: Ocupação irregular prejudica obras do córrego!

A redação do Cotia e Cia pediu explicações sobre oque aconteceu para acontecer os alagamentos no ultimo final de semana (Leia a matéria) para a prefeitura que nos retornou com a seguinte nota:

Leia a nota na íntegra:

A Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura informa que as chuvas, que caíram sobre Cotia e Caucaia no sábado (11/03), acumularam 68,7 m/m, isto equivale à 42% do que costuma chover no mês de março. No domingo voltou a chover 16 m/m elevando este índice para 84,7 m/m em 2 dias, ou seja, 52,9% do que historicamente registra o mês de março.

Em toda região oeste metropolitana a situação foi similar, Osasco acumulou 72,5 m/m nestes dois dias. As conseqüências desta verdadeira tromba de agua foram naturalmente alagamentos em todas estas regiões.

A chuva forte deixou ruas alagadas e motoristas ilhados. Em alguns bairros, também choveu granizo e calçadas ficaram cobertas de gelo. O que ocorreu em Caucaia não foi diferente.

Apesar das obras de desassoreamento e alargamento de caixa que estão em andamento no Córrego Central, sua vazão não foi suportada.

Com o crescimento, a impermeabilização do solo avança e os volumes de escorrimento das águas aumentam gradativamente.

Se a isto somarmos a ocupação irregular de suas margens, fato que impede a passagem de maquinas para o desassoreamento do Córrego, a existência de três travessias à jusante (lado cujo sentido correm as águas) subdimensionadas para o volume de vazão atual requerida e o altíssimo volume de chuvas registrado, temos as desagradáveis consequências.

Ainda nesta semana, três travessias que estão à jusante (lado cujo sentido correm as águas) do trecho alagado serão readequadas. Trata-se de obras realizadas há muitos anos, cujo volume de passagem de água respondia satisfatoriamente quando o território a montante não era tão impermeabilizado, e que com os volumes atuais requeridos funcionam como verdadeiras barreiras ao fluxo das águas.

As obras de aumento de vazão das travessias serão iniciadas ainda nesta semana e o desassoreamento do Córrego, nos locais possíveis, será realizado simultaneamente.
Postagem Anterior Próxima Postagem