Secretaria de Meio Ambiente estuda parceria para coletar óleo de cozinha!

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agropecuária de Cotia está buscando parceiros para implantar o sistema de coleta seletiva de óleo comestível. O projeto foi tema de reunião realizada nesta quinta-feira (2/2) com a presença do secretário-adjunto de Meio Ambiente, André Vasquez, e técnicos da Secretaria, contando com a participação do diretor e fundador do Instituto Ecológico e Sócio Ambiental Homem & Natureza (IH & N), Nicola Greco.
A instituição é referência no Estado por fazer um trabalho de reciclagem na cidade de São Caetano do Sul. Nicola explicou que desde 2008 o Instituto realiza a separação dos materiais recicláveis em bairros de São Caetano. ""Nosso objetivo é promover a qualidade de vida por meio do Projeto Resíduo Zero, firmando uma campanha ambiental regional, que contribui para um conjunto de ações favoráveis ao meio ambiente", disse.

Segundo o representante da ONG, as escolas são as grandes parceiras do projeto, além dos condomínios, empresas, órgãos municipais e restaurantes. "A coleta também gera emprego para trabalhadores e premia os postos que mais recolhem o óleo comestível".

Todo o material recolhido deve ter um ponto destinado, galpão ou associação onde será feita a triagem para a reciclagem. “O apoio dos moradores é fundamental neste processo de coleta”, enfatizou.

De acordo com André Vasquez, o município tem a preocupação em destinar corretamente o seu óleo comestível.

A proposta de trabalho da ONG foi ouvida atentamente pelos técnicos, que tem a tarefa de traçar um diagnóstico do município, em um estudo conjunto entre a Secretaria de Meio Ambiente com da Secretaria de Educação. Uma nova reunião será agendada entre os interessados para saber o que Cotia pode oferecer numa primeira etapa.

“Vamos estudar a proposta, pois já sabemos que é viável para o município, mas temos que avaliar vários tópicos e acertar os detalhes da participação municipal”, frisou o secretário André, ressaltando que o projeto engloba a conscientização com o meio ambiente, gera emprego e aborda a educação ambiental.



Você sabia?

Quando jogado diretamente na pia ou no vaso sanitário, além de ir parar diretamente nos rios e nos mares, o óleo pode entupir as tubulações, caixas de gordura de condomínios e comércio provocando mau cheiro.
Cada litro de óleo contamina até 20 mil litros de água a mais quando despejado na pia.

O óleo entope a tubulação de sua casa, e causa refluxo de esgoto, rompimento na rede de coleta e atrai ratos e baratas para sua casa.

Reutilização gera empregos
A transformação do óleo de cozinha em biodiesel gera empregos e base de sustento para 50 mil famílias no Brasil inteiro.

Menos impacto ambiental
Quanto mais se reutiliza o óleo, menos florestas serão desmatadas para a produção de soja, mesma matéria prima do biodiesel.
Postagem Anterior Próxima Postagem