Secretaria da Saúde abre CAPS Álcool e Drogas!

 
O Centro de Atendimento Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS AD) é um equipamento pertencente à Secretaria Municipal da Saúde tendo por missão atender adultos e adolescentes dependentes de álcool e drogas. A unidade foi inaugurada em setembro de 2011, em outubro deu início aos trabalhos dentro do projeto de reestruturação da assistência ao cidadão proposto pelo governo municipal, através da Secretaria da Saúde.

O CAPS AD é a única unidade de saúde especializada em atender os dependentes de álcool e drogas, dentro das diretrizes determinadas pelo Ministério da Saúde, que tem por base o tratamento do paciente em liberdade, buscando sua reinserção social.
“O Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas oferece atendimento diário a pacientes que fazem uso prejudicial de álcool e outras drogas, permitindo o planejamento terapêutico dentro de uma perspectiva individualizada de evolução contínua”, explicou o Coordenador Técnico, Dr. Rogério H. Amaral.

A unidade dispõe de uma equipe multiprofissional composta por psicólogos, assistente social, enfermeiro, terapeuta ocupacional, médico clínico, psiquiatra e auxiliares de enfermagem. Somente no último trimestre de 2011 foram atendidos 339 pacientes, além dos usuários flutuantes que somaram aproximadamente 67 atendimentos por semana.

Atualmente, o CAPS AD acompanha de perto 26 pacientes e um grupo de 16 jovens. “O número de jovens atendidos na unidade é grande, o que demonstrou a necessidade de realizar um trabalho de prevenção com crianças e jovens”, disse Rogério.

O CAPS AD vem trabalhando integrado com a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social. “Os encaminhamentos partem das unidades de saúde, ou o paciente pode chegar ao CAPS através de demanda espontânea”, afirmou.

O apoio da família é fundamental no processo de recuperação dos pacientes. Por isso, semanalmente, um grupo coordenado por psicólogas atende os familiares a fim de esclarecer dúvidas, anseios e dar o suporte que todos necessitam.

A proposta do CAPS AD é agir na área de prevenção e ambulatório. Para cumprir essa meta, a unidade desenvolveu o Projeto Primavera, percorrendo unidades do Espaço Amigo, ligado à Secretaria de Assistência Social, para orientar as crianças sobre os prejuízos causados pela dependência química.

O Centro de Atendimento Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS AD) está localizado na Avenida Rotary, 29, Jardim Nomura, Cotia. O atendimento é realizado de 2ª a 6ª feira, das 8 às 17 horas.

Informações pelo telefone: 4616.3889.
Postagem Anterior Próxima Postagem