Header Ads

Parceria entre Secretaria de meio ambiente e população combate crimes ambientais!

Visando otimizar e ampliar o trabalho de combate aos crimes ambientais, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Agropecuária aposta na parceria com a população. Por meio do Disque-Denúncia Ambiental, o morador aciona a Secretaria do Meio Ambiente e fornece dados fundamentais para fiscalização de qualquer irregularidade constatada na cidade.

Os dados estatísticos de 2011 revelam que as queimadas e o corte de árvores lideram o ranking de denúncias. moradores das regiões da Granja Viana e de Cotia estão entre os que mais acionaram o serviço.

De acordo com a equipe técnica da Secretaria do Meio Ambiente, o município de Cotia tem uma área de 323.891km², sendo que a Reserva Florestal do Morro Grande ocupa um terço do território e toda essa área de manancial caracteriza aproximadamente 70% da cidade. Por mais que a Secretaria do Meio Ambiente e Agropecuária se esforce, os resultados demonstram que somente o trabalho aliado a população é capaz de atingir as metas quanto à fiscalização ambiental.

Ainda de acordo com os fiscais, muitos delitos ocorrem no período noturno, o que reforça a importância da participação ativa da comunidade. A partir de denúncias os fiscais notificam os responsáveis, multam e procuram sempre fazer com que o infrator recupere a área em que ocorreram os danos ambientais.

A população pode continuar colaborando com a Secretaria do Meio Ambiente informando crimes ambientais através do Disque-Denúncia 4148-2718. Sua denúncia pode ser anônima ou identificada e, após formalização da mesma, é gerado um protocolo. O departamento conta ainda com um sistema de retorno aos munícipes informando o que foi apurado e o procedimento realizado.
Tecnologia do Blogger.