Header Ads

Cotia adere ao Programa Nacional do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica e promove capacitação de agentes comunitários!

Cerca de 70 agentes comunitários de saúde participaram de uma capacitação promovida pela Secretaria da Saúde na última sexta-feira (20/1), visando a implantação do Programa Nacional do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ-AB).

Durante a capacitação, o coordenador de Atenção Básica – Dr. Paulo Bafile, e a coordenadora de Enfermagem – Paola Mareska Kertezs, orientaram os profissionais sobre as adequações exigidas pelo PMAQ. “A partir de agora, vamos intensificar as ações e realizar um novo registro as fichas de monitoramento do atendimento já realizado”, disse Paola.

A Secretaria da Saúde aderiu ao Programa de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ) no ano de 2011. De acordo com Dr. Paulo Bafile, a adesão assegura ao município mais recursos para investir na ampliação do acesso e melhoria da qualidade da atenção básica.

“O projeto garante um padrão de qualidade comparável nacional, regional e localmente, de maneira a permitir maior transparência e efetividade das ações governamentais direcionadas à Atenção Básica em Saúde em todo o Brasil”, declarou.

A Atenção Básica consiste no atendimento realizado nas UBS`s (Unidades Básicas de Saúde) e PSF`s (Programa de Saúde da Família).

Para implantar o PMAQ-AB, o Ministério da Saúde divide o processo em quatro etapas, compartilhando funções e adequações com os municípios. Uma das fases consiste no monitoramento das informações da atenção básica captadas por meio do trabalho realizado pelos agentes de saúde.


A importância do papel do Agente de Saúde

Em Cotia há, atualmente, 78 agentes comunitários nas unidades de Programa de Saúde da Família e Unidades Básicas de Atendimento. A atuação do agente comunitário de saúde é considerada fundamental para a expansão dos serviços de saúde e humanização do atendimento.

O agente de saúde consegue por meio de suas ações estreitar a distância entre a comunidade e o sistema de saúde. Com ações individuais e coletivas, o agente de saúde realiza visitas domiciliares, desenvolve um trabalho preventivo e de monitoramento aos pacientes diante da orientação dos gestores do sistema de saúde.

Entre outras funções, os agentes de saúde verificam e orientam as mulheres gestantes sobre o controle da caderneta de vacinação, bem como, a assiduidade as consultas de pré-natal e puerpério.
Tecnologia do Blogger.